-
Arquitetos: DURAN&HERMIDA arquitectos asociados; DURAN&HERMIDA arquitectos asociados / Javier Durán e María Augusta Hermida
-
Fotógrafo:Sebastián Crespo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se na cidade de Cuenca, cujo ângulo de incidência solar é praticamente perpendicular, com variação de 23 graus nos equinócios de junho e dezembro. Os andares possuem um apartamento por andar, com exceção do terceiro pavimento, dividido por um pequeno apartamento e uma sala comercial.
Buscou-se que os apartamentos recebessem luz de manhã e à tarde, motivo pelo qual as fachadas leste e oeste são bastante transparentes, enquanto norte e sul são opacos prevenindo as vistas aos vizinhos. O apartamento térreo é iluminado por meio de um pátio posterior.
O sistema construtivo é eficiente e rápido: três paredes estruturais distantes seis metros foram erguidas com blocos maciços de 20x40x8 cm fabricados especialmente para o projeto. As lajes contêm vigas protendidas de 6m com intervalo de 60 cm entre si. Os espaços são distribuídos nos vãos livres resultantes.
A fachada oeste possui brises móveis de madeira que correm em uma estrutua metálica, resguardando a lavanderia e filtrando a insolação da tarde.
Os interiores se relacionam continuamente, possibilitando uma nova maneira de compreender e habitar o espaço doméstico.
O objetivo é alcançar os mais elevados níveis de qualidade construtiva e espacial tendo em mente o padrão do mercado local, de modo a ser competitivo e estar ao alcance de uma grande parcela da população.